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sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Projeto

1. IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO:
Tema: Consciência Negra.
Tempo de execução: um mês – novembro de 2011.
Culminância: Dia 20 de novembro – dia nacional da consciência negra.
Característica: Projeto interdisciplinar, envolvendo, Língua Portuguesa, Artes .e História
2. BLOCO TEMÁTICO:
 História, Cultura e Diversidade: Quais as coisas que fazem parte da nossa cultura que adquirimos por influência africana?
  O ser humano, Direitos humanos e Igualdade: Como o negro é visto dentro da nossa sociedade?
 Educação, ética e etnia: Valorização e respeito da nossa própria identidade.
Autoria:  Rosangela de Fátima Queiroz dos Santos,  Mato Grosso  do Sul
Proposta Interdisciplinar
- Português: termos usuais na nossa língua, influência das etnias, comidas típicas
- História: História dos negros o começou, porque os negros vieram para o Brasil as etnias e costumes;
- Artes danças típicas
3.Expectativas
Os alunos deverão aprender a pesquisar na internet  os tipos de comidas, as danças típicas  e a influencia da cultura africana no nosso dia a dia , montar uma apresentação , utilizando os mais diversos recursos tecnológicos.  Para haver um comprometimento de todos, deve-se:
* Montar um projeto, bem estruturado, onde cada um saberá qual o seu papel e como deverá trabalhar.
* Mostrar tudo o que será aproveitado, nas diversas áreas e o quanto se irá aprender e conhecer com as tecnologias e o conhecimento adquirido e utilizado.
* As pessoas envolvidas não podem perder a motivação e o foco, onde todos aprenderão e ensinarão um pouco mais.
* Capacitar a todos que quiserem aprender e se envolver.
* Deve-se também relatar tudo o que será feito, através de um diário, por exemplo.
4 CONTEÚDO FOCO:
O foco é a educação para consciência da importância do negro na  sociedade e na a constituição e identidade do brasileiro  e despertar o respeito à diversidade humana e , buscar nas nossas próprias raízes a herança biológica e/ou cultural trazida pela influência africana.
 Inicialmente, será conduzido pela simples observação de fotos de revistas sobre algumas coisas que fazem parte da cultura africana (comidas, danças, vestimentas, etc.);
Estabelecendo a seguir um vínculo entre as curiosidades que surgirem dos alunos sobre o tema e a instigação provocada pelo professor no intuito de ir avançando no conhecimento sobre o assunto.
4. CICLO E SÉRIE A QUE SE DESTINA:
Este projeto se destina ao 6º ano até o 2º ano do ensino fundamental.
5. PROBLEMA:
O Brasil é um dos países que mais possui população negra em todo o mundo  pois são quase 4 milhões de negros que foram  trazidos para o trabalho braçal no inicio do ano de 1500 historicamente, o Brasil, tem uma grande divida com os negros pois no aspecto legal, teve uma postura ativa e permissiva  diante da  discriminação e do racismo que atinge a população afro-descendente brasileira até hoje. Os negros conseguiram sua liberdade, no entanto dados que apontam as desigualdades entre brancos e negros, constatou-se  que discriminação continua ocorrendo até os dias atuais  isto demonstra  a necessidade de  que revertam o atual quadro. Na educação, promover uma educação ética, voltada para o respeito e convívio harmônico com a diversidade deve-se partir de temáticas significativas do ponto de vista ético, propiciando condições desde a mais tenra idade, para que os alunos e alunas desenvolvam sua capacidade dialógica,
Os afro-brasileiros tem conquistado um pequeno espaço na mídia se destacando na música ,no meio artístico.

6. JUSTIFICATIVA:
Comemorar o  dia 20 de novembro – Dia da Consciência negra, dedicando o mês de novembro, para debater e refletir sobre as diferenças raciais e a importância de cada um no processo de construção de nosso país, estado e comunidade. Com este trabalho espero que a consciência de valorização do ser humano ultrapasse as fronteiras da violência, do preconceito e do racismo.
7. OBJETIVOS:
 Diminuir e desmitificar o preconceito relativo aos costumes religiosos as comidas as danças tudo que esta diretamente ligado da cultura africana; Trazer à tona, discussões provocantes, por meio das rodas de conversa, para um posicionamento mais crítico frente à realidade social em que vivemos. Valorização da cultura negra e seus afro-descendentes e afro-brasileiros, na escola e na sociedade;  Entender e valorizar a identidade da criança negra; Redescobrir a cultura negra, embranquecida pelo tempo;
8. DESENVOLVIMENTO:
O desenvolvimento do projeto estará de acordo com os parâmetros pré estabelecido anteriormente  obedecendo as necessidades  e a realidade da  turma, este estabelecerá uma proposta de conteúdo para a classe desenvolvendo  na sala de aula atividades para a sua exploração, sistematização e para a conclusão dos trabalhos.
Os alunos devem farão observações e pesquisas como  observações indiretas em ilustrações e/ou vídeos, e também diretas como a experimentações e leituras e pesquisas na internet.  Os matérias utilizados serão: O  Livro: “Declaração Universal dos direitos humanos” – adaptação Ruth Rocha e Otávio Roth, 2003;
  Também a audição, análise e ilustração da música  Mama África
Ilustrações dos trabalhos de Candido Portinari – “Menina com tranças e laços” fazendo uma analogia com o livro “Menina bonita do laço de fita” e “cabeça de negro”.
Contato com músicas da cultura africana como o samba, a batucada;
Produção em artes com sucatas; Estudo de alguns artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos;
 Exibição de vídeo (clipes): ”Missa dos quilombos” – música de Milton  Nascimento;
 Promover reflexões positivas de reportagens jornalísticas e textos da atualidade  que tratam sobre o tema;
9 RESULTADOS ESPERADOS:
   Que ocorra a apropriação de diversos saberes, além da conscientização sobre temas relevantes como legislação, tolerância, direitos e deveres etc.;  Desenvolvimento de valores Novas  aprendizagens, a partir de reflexões e esclarecimentos sobre outras culturas.
Em fim que sempre com a  ajudo do professor os alunos irão sintetizar e sistematizar o aprendizado adquirido neste processo de ensi aprendizagem, fazendo registros de suas atividades, com desenhos, esquemas, confecções e etc.  Sempre otimizando  várias atitudes e valores éticos e
Humanos que podem e devem  ser trabalhados para a consolidação do conteúdo estudado.
 No dia 20 de novembro acontecerá na escola uma exposição dos dados coletados e produzidos pelas alunos da escola Paulo Freire  em conjunto com o professor para que sejam apresentados no mostra cultural que faremos na escola.
 AVALIAÇÃO:
A avaliação acontecerá , de forma contínua e diagnóstica; com a intenção primordial de rever a própria prática docente criando novas possibilidades para estimular os alunos a desenvolverem-se suas potencialidades levando em conta, principalmente, os avanços individuais dentro da
coletividade e a participação no desenvolvimento de todas as atividades (de acordo com
as peculiaridades de cada aluno) no decorrer do projeto.

11. CONSIDERAÇÕES FINAIS:    O projeto tem por objetivo favorecer o desenvolvimento da expressão corporal, oral e cultural dos alunos, através de momentos de interpretação (monólogos), coreografias, músicas e a valorização estética negra, para a ampliação dos conhecimentos e formação de hábitos e atitudes fundamentais nos valores éticos. Com este conhecimento, vivenciar e valorizar a cultura negra através da música e da pintura como forma de identificação e resgate da auto-estima do aluno afro-descendente. Através de atividades artísticas, busca-se desenvolver ações transformadoras, projetando o respeito como prática fundamental e essencial para mudar as pessoas e, conseqüentemente, a sociedade.








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